Seja Bem Vindo a Entre Brasucas / Registre-se Clicando no Cadeado

Como a pandemia afetou o setor da gastronomia no Reino Unido

Como a pandemia afetou o setor da gastronomia no Reino Unido

O setor de comida é considerado o terceiro setor que movimenta a economia britânica

“O setor da gastronomia do Reino Unido é o terceiro maior da economia, estamos todos fechados”, ressalta Fernando Bacchiega que administra três restaurantes na cidade de Londres. 

Segundo ele, o governo britânico demorou para pedir o fechamento das portas dos restaurantes, e isso prejudicou o setor que teve que trabalhar alguns dias sem ter clientes no local. No início do mês de março, o governo britânico anunciou um “alerta” para que as pessoas evitassem ir aos bares, restaurantes e etc.

Assim, os donos de restaurantes continuaram com as portas abertas, com funcionários e com a máquina em funcionamento a todo a vapor, isso não foi bom! Tiveram gastos com as portas abertas sem a entrada de clientes.

Após o primeiro pronunciamento, caiu mais de 90% a receita do estabelecimento, sendo assim no início da semana um número pequeno de pessoas, só depois de alguns dias é que o governo britânico decretou o fechamento total e a proibição das pessoas de circularem e frequentarem lugares como restaurantes, bares e etc.

Com 150 pessoas que trabalhavam nas três companhias, Fernando disse que seus funcionários precisam trabalhar, receber seus salários e também terem informação certa e clara. “Foi praticamente uma semana de incertezas e isso é preocupante. Na verdade continuamos com muitas dúvidas quanto aos procedimentos que deverão ser tomados”, disse. 

O gerente ainda lembra que existe a dúvida se foi infectado ou não pelo Covid-19. “Além disso, temos a incerteza da saúde. Até hoje não sabemos quando poderemos voltar aos nossos trabalhos. A gastronomia é um setor muito grande da economia”, destaca. 

O primeiro-ministro, Boris Jonhson, no pronunciamento do último dia 11 de maio, afirmou que terá 3 fases. Ao que tudo indica, o setor de bares e restaurantes estão na terceira fase, ou seja, em julho. Para Fernando o pronunciamento ficou muito vago e não indica como isso irá acontecer. Assim como não ficou claro também para a mídia – de modo geral – que critica essa falha. 

Então, ao que se sabe, por hora, é que o governo britânico está pagando um benefício de 80% do salário mínimo, sem incluir a comissão e gorjeta aos trabalhadores do setor de gastronomia

“Sabemos que as pessoas não estão saindo e gastando, mas quem tinha gastos no cartão com certeza tiveram problemas financeiros. O pagamento dos 80% é sobre o salário base e não conta as demais receitas do trabalhador. Dá para sobreviver, é claro que ninguém está saindo para gastar. Porém, o benefício poderá ser reduzido ou não se estender”, conta o gerente geral de três restaurantes que arrecadava uma receita de aproximadamente 600 mil libras por mês.

Por Laura Arruda

Coordenação de Jornalismo Entre Brasucas

Fotos: Pexels / Pixabay

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *