Seja Bem Vindo a Entre Brasucas / Registre-se Clicando no Cadeado

Conheça o CRBE – Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior

Conheça o CRBE – Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior

Orgão que representa e trabalha com mais de 50 Conselhos de Cidadãos e de Cidadania de Brasileiros pelo Mundo.

O Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior tem caráter voluntário e apartidário. Ele mantém uma comunicação permanente com as comunidades brasileiras no exterior e com os porta-vozes dos Conselhos de Cidadãos ou Conselhos de Cidadania.

A partir da Portaria de 04 de julho de 2013, do Ministério das Relações Exteriores, o CRBE passou a assessorar o Ministério em assuntos de interesse das comunidades brasileiras no exterior, em representação dos Conselhos de Cidadãos ou de Cidadania, de seus membros no CRBE e nas Conferências Brasileiros no Mundo.

O Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior está organizado em uma Coordenação Geral, uma Coordenação de Comunicação e um Secretariado. Os mandatos são eleitos a cada dois anos. As atividades e ações são dividas em 9 Mesas Temáticas, cada uma liderada por um coordenador. A gestão é feita em comunicação constante e direta com os mais de 50 Conselhos de Cidadãos ou de Cidadania ao redor do mundo, entre eles o CCRU Conselho de Cidadania do Reino Unido. 

O CCRU

O Conselho de Cidadania do Reino Unido – CCRU – é formado por brasileiros residentes na Inglaterra.

A função do CCRU é assessorar o Consulado-Geral do Brasil em Londres na discussão de temas relevantes para a comunidade brasileira local; oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas que a beneficie e sugerir medidas para o contínuo aperfeiçoamento do serviço consular prestado à comunidade.

O trabalho dos conselheiros é realizado por mandato, é apartidário e voluntário, ou seja, sem qualquer tipo de remuneração. Os conselheiros lideram mesas temáticas, que representam propostas e frentes de trabalho do Conselho ligados à defesa dos direitos e interesses civis dos cidadãos brasileiros.

Acompanhe por este link a entrevista que a equipe da ENTRE BRASUCAS realizou com o  Coordenador do CCRU Gilson Guimarães.

Entrevista com Gilson Guimarães Coordenador Geral CCRU

Por Marina Mazzoni, jornalista voluntária do CCRU.

Entre Brasucas

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *