Seja Bem Vindo a Entre Brasucas / Registre-se Clicando no Cadeado

Entenda essa curiosa história de quem é a Holanda e os Países Baixos

Entenda essa curiosa história de quem é a Holanda e os Países Baixos

A Holanda é um país lindo, mas um tanto complicado de se entender em razão de sua história repleta de acontecimentos marcantes e importantes na formação da nação

Com essas 7 curiosidades, vocês poderão aprender um pouco mais sobre este país fantástico!

1. A Holanda não se chama Holanda

A Holanda, na verdade, não chama Holanda. Holanda, tanto a do Norte, quanto a do Sul, fazem parte de um conjunto de países pequenos, que juntos formam o País Baixo, nome oficial do país.

2. Os Países Baixos são o País Baixo

Outra curiosidade sobre o nome deste conjunto de países, é que sua nomeação se dá no singular, País Baixo, e não Países Baixos como todos assimilaram. Isso ocorre porque, em neerlandês, língua oficial do país, País Baixo é chamado de “Neder landen”, ou seja, “terras baixas” na tradução livre, terras abaixo do nível do mar.

3. O nome da língua do País Baixo não é “holandês”

A língua oficial da Holanda, não é o holandês, e sim, o neerlandês. Assim como o nome do país em português, a língua oficial segue o mesmo sentido.

4. Haia é a sede do governo do País Baixo, mas não é a sua capital

Todos atribuem a capital da Holanda a Amsterdam. Acontece que, a cidade é apenas a capital em título honorário, pois a capital do país e sede do governo é Haia.

Aliás, os habitantes de Haia se divertem dizendo: “a gente diz que a capital é Amsterdam pros turistas irem para lá e nos deixarem trabalhar em paz”.

5. Amsterdam é capital do país, mas não da sua província

Amsterdam pertence a província de Holanda do Norte (Noord-Holland) e é a capital honoraria oficial do país, mas a capital verdadeira de Noord-Holland é a cidade de Haarlem.

6. O País Baixo é diferente do “Reino dos Países Baixos”

Os nomes parecidos confundem, mas há uma pequena diferença entre Reino dos Países Baixos e o País Baixo.

O País Baixo (Holanda) é território europeu, sendo um dos principais países que compõem o Reino dos Países Baixos, junto a outros países, sendo eles Aruba, Curaçao e Sint Maarten, todos esses no Caribe.

7. O Países Baixos ficam na Europa, exceto…

Como citado anteriormente, os Países Baixos ficam na Europa. Porém, há algumas exceções… Na verdade seis! São eles: Aruba, Curaçao e Sint Maarten, todos de colonização holandesa e Bonaire, Sint Eustatius e Saba, estes três últimos, municípios situados no Caribe, fazem parte dos Países Baixos oficialmente desde 2010. Antes, faziam parte das Antilhas Neerlandesas, quando foram dissolvidas, os municípios se tornaram munícipios incorporados como “municípios especiais” e ficaram conhecidos como Países Baixos Caribenhos.

O mundo todo está cheio de curiosidades!! Vamos desvendá-las com Entre Brasucas? Vem com a gente!!

Por Tania Wasserman

Entre Brasucas

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *