fbpx

Descrição

A 1* Gala de Mérito Migrante, organizada pela Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, financiada pelo Alto Comissariado Para as Migrações com o apoio da Assembleia da República, vai decorrer no dia 30 de setembro, às 17h30, no “Auditório António de Almeida Santos” – Assembleia da República (Edifício Novo).

O evento enaltecerá o percurso profissional, empresarial, pessoal ou associativo de pessoas migrantes e de instituições por eles lideradas, cuja atuação em Portugal tenha relevante contributo na promoção do bem-estar social e da cidadania ativa.

A premiação destina-se a reconhecer, divulgar e promover boas práticas dentro das comunidades migrantes, de modo a sensibilizar a sociedade, como um todo, para a importância destes contributos no desempenho nacional. Enaltecer o mérito daqueles que tiveram um percurso dignificante para eles mesmos, para as comunidades onde se inserem e para Portugal, é também mitigar estigmas e preconceitos do seu papel na sociedade.

Ao todo serão 14 os galardoados que irão receber um certificado de Mérito. Foi constituído um júri externo à associação que avaliou os nomeados, tendo sido os principais critérios para avaliação:

• Espírito empreendedor;

• Estratégia;

• Criação de valor;

• Impacto nacional;

• Inovação;

• Integridade pessoal e liderança;

• Acolhimento e integração.

Será um encontro para celebrar a união dos povos, os direitos, as liberdades e garantias fundamentais de todas as pessoas, com um particular olhar para aqueles a quem o destino afastou das suas raízes e que, além-fronteiras, trilharam novos caminhos na esperança de um futuro melhor.

Data: 30/09/2022 –

Horário: 17h30 Local: Auditório António de Almeida Santos – Assembleia da República (Edifício Novo)

A organização Contacto: [email protected]