Seja Bem Vindo a Entre Brasucas / Registre-se Clicando no Cadeado

Histórias de Sucesso de Brasileiros no Exterior – Marta Samson

Histórias de Sucesso de Brasileiros no Exterior – Marta Samson

“Quando alguma coisa tenta me atrapalhar eu sempre foco na minha jornada e  tento relembrar as conquistas que já alcancei. Sempre falo para mim mesma, vamos Marta,  você está quase chegando”

 

Desde que vi e ouvi  Marta Samson pela primeira vez, num evento para mulheres há mais de 3 anos, ela passou a   ser uma das minhas inspirações quando se trata de empreendedorismo feminino. Pude sentir naquela mulher de sorriso sincero e amável, uma força surpreendente. Tive a oportunidade de entrevistá-la em uma outra ocasião, e ela continua sendo um exemplo de profissionalismo. Natural de Salvador, Bahia, vive em Londres há 20 anos, trabalha como Business Coach (Coach de Negócios) e também é criadora de podcast. Em Julho, o podcast show ‘Kingdom Entrepreneur Community’ que está no Itunes e em outras plataformas, foi incluso na lista dos 15 melhores podcasts de mulheres de negócios em 2020. Mais uma grande conquista de Marta.

 

Marta, nos conte por favor porque vocé decidiu viver no Reino Unido?

Já era um sonho de criança sair do Brasil,  pensei que iria morar nos Estados Unidos, mas a oportunidade apareceu para Inglaterra e na época, eu já era mãe, não pensei duas vezes porque seria a melhor experiência para minha filha, crescer já falando inglês o idioma que domina o mundo.

Os primeiros anos foram muito difíceis, sem o domínio do inglês, passei momentos desafiadores. Com uma filha de 5 anos não foi fácil trabalhar e aprender o idioma. Mas deu tudo certo!

Quais foram os trabalhos que você fez logo que chegou em Londres?

Nos primeiros anos trabalhei fazendo limpeza, como babá, vendedora de loja e camelô nas feiras de fim de semana.  Depois de alguns anos, resolvi investir em trabalho voluntário em charity (organizações não -governamentais) e logo depois comecei a trabalhar em escritório. Em menos de um ano, encontrei um trabalho permanente na área de projetos em uma empresa de transporte e engenharia.

Você teve alguma dificuldade com a língua inglesa? Ou alguma outra dificuldade?

No princípio tive muita dificuldade, mas nunca deixei nada me atrapalhar em aprender. Participei de cursos e também sempre procurei pôr minha filha para aprender música, ballet, teatro e com isso tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas que me ajudaram a praticar o inglês e foi assim que comecei a fazer amizades com mulheres de outras nacionalidades.

Como foi que você decidiu fazer a formação de Coach? Como foi este processo?

Após alguns anos, trabalhando como Project Buyer. O dia a dia de trabalho e as demandas me deixavam muito cansada, começava a trabalhar cedo, muitas vezes passava o dia inteiro em reuniões. Com tudo isso tive a oportunidade de fazer amizades com muitas pessoas e também trabalhei com uma equipe super divertida, mas algo me incomodava. Resolvi  buscar ajuda e a internet foi o mecanismo mais fácil. Comecei a fazer pesquisas e foi aí que me veio a vontade de voltar a empreender, algo que já tinha feito no Brasil por dois anos antes de minha filha nascer. Vendia  computadores e impressoras em casa e também tive uma equipe trabalhando comigo.

Foi então que após pesquisar muito, resolvi dar mentoria aqui em Londres, mesmo porque eu sempre ajudei meus amigos a entender como funcionavam as coisas aqui na Inglaterra. Uma amiga minha pediu ajuda e eu comecei a dar mentoria para ela, ensinei como ela poderia aumentar o potencial do seu negócio, uma empresa de limpeza; gostei do resultado e comecei a ajudar outras pessoas. Resolvi investir no diploma de coaching, até porque naquele tempo eu estava mesmo pensando em aprimorar minha performance no trabalho. Quando completei o diploma optei por um trabalho de meio período, porque assim eu teria tempo para montar meu negócio, foi assim que tudo começou a dar certo. Também investi em meus próprios mentores e sempre participei de CPD’s (cursos de atualizações) e outros treinamentos.

Em algum momento você pensou que não daria conta?

Sim, como qualquer empreendedor os primeiros passos são difíceis, mas não vi isso como um problema, até porque os desafios fizeram crescer a minha fé e eu passei a acreditar mais em meu potencial e a confiar em Deus

Quais foram os fatores mais importantes nessa caminhada? O que você disse para você quando estava difícil?

Minha fé é como um imã, se você não tem algo que te puxa para vencer os obstáculos da vida não tem sentido a conquista. Sempre quando alguma coisa tenta atrapalhar eu sempre foco na minha jornada, e tento relembrar as conquistas que já alcancei. Sempre falo para mim mesma vamos Marta, você esta quase chegando.

Hoje qual é a sua área de atuação?

Negócios, Finanças e criação de Podcast.  O podcast surgiu quando decidi me conectar com mulheres empreendedoras e formar uma comunidade. Foi através do podcast show que tive a oportunidade de conectar com empreendedoras da Europa, Austrália, Estados Unidos, Canada e Kenia e por aí vai. Em Julho o podcast show ‘Kingdom Entrepreneur Community’ que está no Itunes e em outras plataformas, foi incluso na lista dos 15 melhores  podcasts de mulheres de negócios em 2020. Fiquei surpresa com o resultado, quando li o email tive que ler algumas vezes antes de responder. Eu agradeço a todos que confiaram no meu potencial. Cada um dos meus clientes, amigas, amigos e minha família, sem eles eu não teria alcançado esse resultado.

https://blog.feedspot.com/christian_business_podcasts/

Quais projetos você esta desenvolvendo no momento?

SMART Woman – Coaching Financeiro para empreendedoras. Lancei esse programa no ano passado em português e inglês e em setembro vou abrir uma nova turma. Também desenvolvo coaching em grupo fechado para pessoas que precisam entender sobre finanças e aprimorar sua vida financeira.

Tem também o gerenciamento da Comunidade de Mulheres de Negócios, grupo fechado no Facebook, e sem dúvida muito trabalho com o podcast que vem crescendo muito, estou reestruturando o podcast show e em breve vamos abrir  espaço para patrocínios.

Como você acredita que pode contribuir para quem está lendo esta entrevista?

Esse ano muitas coisas mudaram e vejo que estamos mais atentos à novas descobertas. Tenho percebido que muitas pessoas estão se reinventando e espero que as que leiam minha entrevista possam se inspirar e não desistir de suas metas, investir no desenvolvimento pessoal.  Porque a chave está em cada um de nós fazermos a nossa parte e acreditar em nosso potencial.

Existem muitas pessoas que tem sonhos, de ter um outra profissão, de ter seu próprio negócio, mas de alguma forma, não conseguem dar o primeiro passo para concretizá-los. Como coach qual seria seu conselho?

Todos nós temos talentos e somos seres inteligentíssimos, então se você sonha em trabalhar para você invista em seu crescimento, conheça novas pessoas. Não se deixe levar pela história dos outros, escreva a sua própria história. Tem coisa que livros e internet nos ajudam, mas ter um mentor ou coach para te guiar é essencial, até porque tem mil e uma informações na internet e as vezes até complica ao invés de ajudar. 

Agende uma sessão gratuita de coaching comigo e comece a investir em você!

https://www.kingdomentrepreneurcommunity.com/podcast

Por Katia Fernandes – Jornalista Entre Brasucas

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *