Seja Bem Vindo a Entre Brasucas / Registre-se Clicando no Cadeado

Lindas e Deliciosas são as Tortas da Aline que conquistaram a Itália

Lindas e Deliciosas são as Tortas da Aline que conquistaram a Itália

O sonho de ter o próprio negócio palpita no coração de muitos brasileiros que vivem fora do Brasil, mas nem sempre este sonho e fácil de ser realizado

.

É preciso determinação, planejamento e paciência para que ele se concretize. A exemplo disto trazemos para o leitor da Entre Brasucas a história da Aline Ferreira.

A paulista de Suzano com meio coração baiano, como ela mesma se define, mora na Itália há 12 anos e hoje é dona da empresa “Le Torte di Aline” As Tortas da Aline. Os seus bolos são tão lindos e deliciosos que hoje você precisa fazer sua encomenda com pelo menos 1 mês de antecedência.

O que fez você querer sair do Brasil Aline?

O AMOR! Conheci meu marido em 2007 em umas férias em Porto Seguro, quando resolvi vir para a Itália em 2008 começando assim uma nova aventura que dura a 13 anos!

Você já era empreendedor lá? Ou tinha outra profissão?

Na época eu tinha somente 18 aninhos, trabalhava em uma perfumaria, e era uma garota cheia de sonhos e planos, e um desses era fazer faculdade de Administração de Empresas, mesmo não tendo seguido esse sonho, hoje com muito orgulho administro a minha próprio empresa!

Como foram os primeiros tempos em terras italianas?

Amei a Itália desde o princípio, nunca tive dificuldade a não ser com o idioma e com a distância de família e amigos. Mas sempre fui determinada e já morava sozinha e distante da minha família, então não foi tão drástica essa mudança até porque fui muito bem acolhida por essa terrinha.

Quando você decidiu que queria montar seu negócio? De onde surgiu a idéia das tortas?

A idéia de fazer bolos começou com a proximidade do terceiro aniversário do meu filho que hoje tem 10 anos. Na Itália era muito difícil encontrar alguém que trabalhasse com bolos decorados com pasta americana. Foi aí então que veio a idéia de tentar fazer um bolinho para ele, e aproveitei o aniversário do meu marido para fazer um teste antes dessa data. Fiz mais dois testes e me senti pronta para fazer o bolo tão sonhado do meu filho com o tema “Cars” e foi sucesso, mesmo com muitas imperfeições. E dai em diante não parei mais!

Como foi o processo da abertura da empresa?

A burocracia na Itália é muito grande principalmente na área da alimentação, são bastante rigorosos, então para não ter dor de cabeça me associei a uma empresa chamada ( IAD Impresa Alimentar Doméstica) na qual tive toda a ajuda necessária para pode abrir sem dificuldade.

Quais foram as certificações que você precisou adquirir para começar? 

Antes de tudo tive que fazer algumas modificações em casa, como por exemplo, ter duas geladeiras, fazer um armário só para os utensílios e material do trabalho, pintura lavável em toda a cozinha…Em termos burocráticos tive que fazer um mini curso obrigatório.  Uma pessoa especializada da (ASL)  vem na sua casa verifica se sua cozinha é adequada para tal serviço, esta pessoa também te ensina a ter o cuidado correto com a limpeza e manipulação dos alimentos que aqui é chamado de Certificado  (HACCP).  Fazem um relatório técnico da sua cozinha o qual você irá apresentar na prefeitura através de um contador para começar o processo de aprovação.

Hoje posso dizer que tenho uma Empresa Alimentar Doméstica na cozinha da minha CASA!

O que as Tortas da Aline têm de diferente? O seu produto é novidade na Itália?

Hoje em dia não é mais novidade na Itália bolos com pasta americana, é um mercado que tem crescido muito em vista de 7 anos atrás, mas o meu diferencial creio que seja o amor e a atenção que dou ao meus clientes, de como tento entender o que eles querem nos mínimos detalhes, dando sugestões quando necessário para que no final de cada trabalho o resultado seja surpreendente!

Como funciona, seus clientes são praticamente brasileiros ou você já “ganhou” o coração dos italianos?

Meus clientes são a maioria italianos, digamos uns 80%.  Fico muito feliz com esse resultado pois sei que é muito difícil ganhar o coração (a boca) dos italianos, pois são muitos exigentes e tradicionais com a alimentação.

Qual foi a parte mais difícil desta caminhada toda Aline?

Creio que a parte mais difícil dessa caminha foi ter que renunciar a uma vida social na qual muitos não compreenderam que o” não posso ir” é diferente de “não quero ir” e assim tem sido pois meu objetivo está longe ainda de ser alcançado, então meu foco é trabalhar e trabalhar para mais para frente colher os frutos dessa longa caminhada se Deus quizer!

Empreender fora do Brasil não é fácil. Em algum momento você pensou em desistir?

Sim! Várias vezes principalmente no começo que muita coisa dava errada, muito sufoco, muitas noites sem dormir (isso até hoje rs) com a diferença que aprendi a organizar melhor o meu tempo.

O que você sente hoje em relação à sua empresa?

Uma gratidão muito grande ao meu Deus, sempre digo que esse é um dom escolhido por ele na minha vida.

Em tempos de pandemia alguma coisa mudou para você?

Sim, mesmo podendo trabalhar acabou que com essa pandemia tivemos uma mudança de rotina muito grande, com filho em casa tendo que dividir o tempo com lições de escola, afazeres domésticos e trabalho, acabei decidindo diminuir a produção, mas graças a Deus sempre tive procura mesmo sendo com festinhas pequenas em casa entre familiares.

Por favor Aline, deixe uma mensagem para as pessoas que queriam começar o seu negócio.

Meu maior conselho é não ter pressa! Um passinho de cada vez sem tentar dar o passo maior que a perna e principalmente sem querer passar a perna em ninguém, ter humildade acima de tudo, tenho certeza que irá longe , lembrando que pedras no caminho vão ter várias, usá-las como degraus para atingir seus objetivos!

Tem alguma coisa que eu não perguntei e que você gostaria de citar?

Sim queria somente AGRADECER a você Katia e a plataforma ENTRE BRASUCAS pela oportunidade que tem dado aos brasileiros no exterior apresentarem seus trabalhos e mostrar a vida fora do nosso amado país Brasil!

Nós da ENTRE BRASUCAS é que te agradecemos  Aline por contar sua história de sucesso que serve de inspiração para muitos. Você é uma pessoa tão doce e tão linda quanto suas tortas. Desejamos muito Sucesso !

Por Katia Fernandes

Entre Brasucas

7 Comentários


  1. Raquel

    Além de ser uma obra prima, ela tem maior sucesso com seus bolos, ela tem com maior cuidado com seus clientes ainda por cima, ela faz todos em detalhes e grande diferencia. Ela maravilhosa, e bom sucesso pra ela porque ela merece muito mas! 😍

    Resposta
  2. Simone Cruz

    História linda e de muita força de vontade!!! Parabéns pelo seu trabalho e pela pessoa que vc é!!!

    Resposta
  3. Vilma Fernandes

    Que história linda, e a perfeição dessas tortas…. Estou encantada, parabéns e mto sucesso p vc, é merecedora.

    Resposta
  4. Josy Diniz

    A primeira torta que Aline fez pra mim foi em 2016 e adoramos. È muito responsavel gentil se tornou una amiga😍♥️ successo sempre cara voce merece😘

    Resposta
    1. Aline

      Josy minha linda nuotiamo Obrigada pelo Carinho 🥰 ♥️

      Resposta
  5. Hellen

    Com uma linda história, um talento maravilhoso, mas acima de tudo uma excelente pessoa, linda por dentro e por fora, admirável. Merecedora de todo sucesso que alcançou e alcançará. ❤️

    Resposta
  6. Sonia Regina Godoy Palaikis

    Tive o prazer de conhecer pessoalmente essa mulher linda detetminada e até numa ceia de Natal,dividi com ela com muito prazer junto à minha família, um lugar à mesa. Hoje acompanho seu sucesso pelas redes sociais e com certeza, pela sua garra e determinação, me orgulho de ter conhecido tão jovem garota, que foi apostou e ganhou. Parabéns querida, pelo seu sucesso por essa família linda, e por tudo que reconquistou aí, na terra dos meus nonos. Lugar que sonho um dia, conhecer. Que o sucesso venha em sua vida, cada vez mais. Deus a abençoe em todos os seus sonhos. Mil beijos da tia Sonia

    Resposta

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *