Seja Bem Vindo a Entre Brasucas / Registre-se Clicando no Cadeado

Setembro Amarelo Mês de Prevenção ao Suicídio. É preciso Agir!

Setembro Amarelo Mês de Prevenção ao Suicídio. É preciso Agir!

A cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida no mundo. Estes dados alarmantes crescem assustadoramente, principalmente entre os mais jovens.

Existe uma urgência e uma necessidade de se quebrar o tabu e falar sobre o assunto. Falar sobre suicídio, falar sobre prevenção pode salvar vidas.

O suicídio é considerado um grave problema de saúde pública. Segundos dados divulgados pelo site www.setembroamarelo.com criado pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, mais de 1 milhão de pessoas tiram a própria vida todos os anos, cerca de 12 mil deles no Brasil. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, estando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Entre adolescentes de 15 a 19 anos, o suicídio foi a segunda principal causa de morte entre meninas (após condições maternas) e a terceira principal causa de morte entre meninos (após acidentes de trânsito e violência interpessoal). Entre as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos o suicídio e a sétima causa de morte.

Estudos indicam que cada caso de suicídio tem sério impacto na vida de pelo menos outras seis pessoas de forma direta, assim são milhões de pessoas que são afetadas por estes atos. Número ainda maior se considerarmos as tentativas sem sucesso, são cerca de uma a cada 3 segundos.

É importante falar sobre o assunto. Falar sobre suicídio pode salvar vidas.

Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade peça ajuda. Não sofra calado.

Telefones de apoio:

 Brasil   188 – CVV Centro de Valorização a Vida

 Reino Unido 116 123 – Samaritanos

Itália 02 2327 2327 – Telefono Amico

Portugal 225 50 60 70 – Voz de Apoio

Estados Unidos ­­ 800-273-8255/ Texto 741741 – Linha Nacional de Prevenção ao Suicídio

Material informativo:  

www.setembroamarelo.com

Por Katia Fernandes – Jornalista Entre Brasucas

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *