Brasileiros de Sucesso no Exterior – Júlia Phillipp
O encontro entre duas brasileiras que vivem na Alemanha resultou neste gostoso bate papo para o nosso blog.
A jornalista Claudia Hosbach, conversou com Júlia Phillipp.
Júlia Mestriner Phillipp nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo e cursou Artes Plásticas em uma faculdade paulistana. No início dos anos 1990, Júlia mudou-se para a Alemanha e, além de participar, como autora, de noites literárias, leciona arte para adultos e criancas em escolas de sua cidade. Júlia é casada e vive com o marido e o filho em Rheinfelden, cidade no sul do país.
Nesta matéria a artista e escritora fala sobre sua veia artística e suas obras literárias aos leitores da Entre Brasucas.
Julia fale um pouco sobre quando você decidiu viver de arte?
Eu tinha 10 anos quando meus pais me matricularam em uma escola de artes. Com 3 anos, conforme o que minha mãe diz, eu já desenhava tudo o que via pela casa, como vasos, cadeiras, mesas… Minha mãe notou que eu gostava de desenhar e pintar e resolveu me mandar para a escola de artes plásticas quando eu crescesse.
Quais são as suas influências para o desenvolver esta linguagem?
Creio que minha influência veio através das pinturas do meu pai. Ele pintava lindas paisagens a óleo.
Quais foram os principais desafios que você vivenciou ao longo da sua carreira?
Eu já pensava em viver de arte, quando cursei Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Assim, quando terminei o curso universitário, logo montei um estúdio de artes gráficas com uma colega. Trabalhamos juntas neste estúdio durante mais de 10 anos, mas, quando conheci meu marido, vim viver na Alemanha. Neste país, além de lecionar artes em algumas escolas, comecei a escrever e publicar livros infantis, o que foi para mim um grande desafio. Eu crio as estórias, escrevo e também sou a ilustradora dos meus livros. Nas ilustrações uso várias técnicas de pintura, conseguidas através de muita pesquisa em minha própria oficina.
Desde quando, você tem escrito?
Eu cursava o segundo ano ginasial, quando escrevi uma peça de teatro para a festa de confraternização da escola. Lembro-me que a peça teve um enorme sucesso e os artistas tiveram que repetir a apresentação. Penso que o meu gosto pela escrita começou daí.
Qual o primeiro livro que você escreveu?
R- Meu primeiro livro teve como enredo a minha vida em família e a minha mudança de país. Ele foi lançado em 2016, através de uma editora de São Paulo. Na época, a mesma editora também lançou o meu livro infantil “Procura-se Melita”. Depois disso, me concentrei apenas nos livros infantis, lançados em 3 idiomas pela Amazon.
Qual o tamanho médio dos seus escritos, n. de páginas por livro?
O meu livro biográfico tem mais de 200 páginas, mas os infantis variam de 24 a 36 páginas.
Assunto preferido para escrever?
Os temas preferidos para eles são as aventuras no reino animal. Neles, procuro sempre passar mensagens de amor e respeito aos animais e, com eles, também normas para a boa convivência entre nós, os seres humanos.
O que você escuta quando está escrevendo?
Quando escrevo, procuro ouvir músicas clássicas, e isto colabora com a minha inspiração.
O que te inspira para escrever?
Utilizo uma escrita com palavras simples, para que crianças a partir de 3 ou 4 anos possam entender o enredo.
Seguem alguns links para acessar os livros da autora:
Claudia Hosbach
Entre Brasucas
Deixe seu comentário