Seja Bem Vindo a Entre Brasucas / Registre-se Clicando no Cadeado

CAIRO – A capital do Egito

CAIRO – A capital do Egito

Cairo é o tipo de destino que desperta verdadeiro fascínio nos viajantes do mundo inteiro .

 Congestionada e encantadora, belíssima e poluída, com enormes atrativos e preços muito baixos, Cairo é uma mistura de história, cultura, pobreza, cuidados adicionais com segurança mas, acima de tudo, a vivência de tudo aquilo que aprendemos na escola e que ainda hoje, se encontra tão distante da nossa realidade!     

Vale alertar que, chegando em Cairo, toda a atenção é pouca! Tomem cuidado com a bagagem, com bolsas a tiracolo e outros pertences, que viram alvos fáceis de saqueadores “mão leve”. A segurança e cautela devem ser redobrados na visita ao Cairo porque, frente a pobreza extrema de parte da população, alguns tiram proveito do estado atônito que invade os turistas para fazerem pequenos furtos, suficientes para causar uma grande dor de cabeça!

Várias atrações são imperdíveis, para quem visita a cidade:

Obviamente, temos que começar com as pirâmides de Gizé que, impressionantemente, fica a menos de 10km do centro da cidade! As três principais, Quéops, Quéfren e Miquerinos, que compõem a Necrópole, fazem parte de um complexo maior que inclui a Grande Esfínge e a Tumba da Rainha Khentkaus I Existe a possibilidade de visitar a parte interna das pirâmides mas, honestamente, não há muito para se ver ali dentro, além dessa experiência ser extremamente quente e até claustrofóbica.

No entanto, não há uma só pessoa que não deixa o local com várias perguntas na cabeça: Como pessoas comuns ergueram blocos de pedra desse tamanho até atingir a altura em que estão? De que maneira foram encontrados ou esculpidos blocos tão iguais, em tamanho e formato…de forma a apresentar tamanha homogeneidade? Quão importantes eram os Faraós que tinham o privilégio e a honra de serem embalsamados e enterrados nas tumbas?

O Museu Egípcio responde boa parte dessas curiosidades, desvendando a história do Egito Antigo. Lá estão abrigadas todas (ou a maior parte) das peças encontradas pelos arqueólogos dentro e fora das pirâmides, nos mostrando, através da história, como era a vida do povo na época dos Faraós.  Dentro do Museu, podemos ver bem de perto múmias verdadeiras perfeitamente conservadas, jóias que eram, por tradição, enterradas junto com os Faraós, considerados deuses, à época, papiros, enfeites e a famosíssima máscara de Tutankhamon.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Egito-e-canal.png

Uma viagem ao Cairo não está completa sem um passeio de barco pelo Rio Nilo, passeio esse que oferece uma vista diferente da cidade.

O mundo árabe é conhecido mundialmente por seus mercados e bazares e, em Cairo, não podia ser diferente. O bazar Khan El Khalili oferece, em corredores estreitos e apinhados de gente, desde frutas, comidas típicas, roupas, artefatos, tapetes, brinquedos e de tudo um pouco.

Finalmente, o impressionante Mosteiro de São Simão, uma das maiores Igrejas Católicas do Oriente Médio, foi esculpido na rocha, sendo conhecido como a “Igreja da Caverna” .Fascinante, Cairo é um destino que consta da sua bucket list?
Que tal conhecer as pirâmides mais de pertinho com a Entre Brasucas?

Por Tania Wasserman

Entre Brasucas

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *