fbpx
OS ENCANTOS DA CHAPADA DIAMANTINA

OS ENCANTOS DA CHAPADA DIAMANTINA

Apaixonar-se pela Chapada Diamantina, não é difícil. Basta um pôr do sol no alto do Pai Inácio, os raios de luz no Poço Azul e no Poço Encantado, com o arco-íris formado pela água da Cachoeira da Fumaça ou pelo caminho em meio ao cânion, que leva à Cachoeira do Buracão.

Cachoeira do Buracão

A Cachoeira do Buracão, está entre as prediletas, por proporcionar a maravilhosa experiência de nadar dentro de um cânion, até chegar ao poço da grande queda. Já a Cachoeira da Fumaça, se destaca por ser uma das maiores quedas do Brasil. A Cachoeira do Sossego, agrada pela bela queda, grande poço e por envolver um certo grau de aventura em uma trilha de dificuldade média. Bastará um banho nas águas avermelhadas da Chapada Diamantina, dessa tonalidade em razão da argila no solo, para recarregar as energias e entender que ali é um dos melhores lugares do Brasil, para quem deseja intenso contato com a natureza.

Cachoeira da Fumaça

Além das cachoeiras, a Chapada, também oferece a deliciosa experiência de mergulhar em poços de água transparente, muitas vezes, com incrível tom de azul. Os mais famosos poços da Chapada Diamantina, são conhecidos pelo fenômeno da luz do sol, que, ao entrar pelas frestas das grutas, atinge a água e forma um lindo facho de luz. A cena está entre as mais belas da Chapada e, também, é um dos principais cartões postais da região.

Poço Encantado

Os poços mais procurados para poder ver o fenômeno, são o Poço Azul e o Poço Encantado. Para ver a cena, é preciso fazer a visita em períodos específicos do ano e do dia, quando o sol entra pela posição exata nas fendas das rochas, mais especificamente, entre os meses de fevereiro e outubro, nos horários das 12h30 às 14h00. No local é permitida a flutuação no poço, dentro da gruta.

Poço Azul

Trilhas também são o forte da Chapada! Percorrer trilhas está entre as atividades mais comuns da Chapada Diamantina. Há trilhas para todos os tipos de turista, com diferentes graus de dificuldade e tempo de percurso. Mesmo quem não tem preparo físico ou aptidão para longas caminhadas, poderá sentir o gostinho de fazer percursos em meio à natureza. O ponto final do passeio, quase sempre, é uma cachoeira ou um lindo poço para banho, mas o caminho para chegar até eles é repleto de lindos cenários.

Chapada Principal

Não deixe de visitar as grutas dentre as quais, das mais procuradas, estão a Gruta da Torrinha e a Gruta da Lapa Doce, as duas na região de Iraquara e bem próximas uma da outra. Elas são as mais visitadas por fazerem parte dos passeios das agências de turismo, mas há outras opções como a Gruta da Fumaça, também localizada em Iraquara. Ela tem lindo interior e é considerada uma das mais completas do país em termos de espeleotemas.

Gruta da Lapa Doce

Prontos para conhecer esse pedacinho do nosso Brazilzão, com a Entre Brasucas?

Entre em contato conosco!

Tania Wasseram

Entre Brasucas

Deixe seu comentário
Comentário
Nome
Email