FILIPINAS – AS ILHAS TROPICAIS DOS SORRISOS HUMILDES
Situado no Sudeste Asiático, Filipinas, devido às suas paisagens, das praias paradisíacas, águas cristalinas e vastos recifes de coral, têm atraído cada vez mais, nos últimos anos, a atenção dos viajantes
Não existem vôos diretos para as Filipinas. Incluindo a conexão, geralmente em Istambul, Hong Kong ou Dubai, com destino a Manila (cidade onde se encontra o principal aeroporto internacional).
De praias lindíssimas e praticamente desertas, aos shoppings lotados, há sempre algo para se fazer nas Filipinas. São várias opções para todos os gostos, desde o mergulho em naufrágios da Segunda Guerra, lagoas de água cristalina, mirantes com vistas dignas de cenários de filmes, da natureza até a história, pode-se ir fundo no legado cultural deixado pela colonização espanhola, que influenciou no idioma, na religião e até na comida!
Manila, a caótica capital do país, embora não tenha praias ou grandes atrativos naturais por perto, conta com uma vibrante vida noturna e excelentes opções de compras e lazer, além de um pôr do sol inesquecível em frente à baía!
Vale encarar uma viagem nos típicos jeepneys, jipes modificados e coloridíssimos, que funcionam como transporte público nas grandes cidades e os famosos paraw, barcos tradicionais filipinos com uma aparência peculiar, que lotam as praias, levando os turistas de uma ilha à outra.
As Filipinas são muito mais que as praias El Nido e Boracay! Não percam a chance de dar espaço para conhecer outras ilhas como Coron, Panglao, Cebu e Bohol, onde, com certeza, vão se surpreender com as inúmeras atividades disponíveis em cada uma delas.
El Nido é uma famosa praia filipina, localizada na turística ilha de Palawan. Até pouco tempo desconhecida dos turistas estrangeiros, a praia virou moda graças às suas paisagens idílicas, que misturam águas límpidas e transparentes, florestas e paredões rochosos, em um cenário que encanta à primeira vista.
Recém-reaberta após um longo período interditada para revitalização ambiental, Boracay é a ilha mais famosa das Filipinas. Um paraíso tropical, rodeado de águas em degradé de azuis e areia branquinha, que exportou a imagem do país como um destino detentor das melhores praias do mundo, competindo de igual para igual, com outros destinos populares no Caribe e Pacífico. Os resorts em frente a praia não poupam esforços para oferecer experiências de luxo e sofisticação.
Mas nem só de praias vivem as Filipinas!! A poucas horas de viagem, encontramos as quedas d’água de Pagsanjan (também conhecida como Magdapio Falls). Com quase 20 metros de altura, o tamanho pode não impressionar, mas o caminho cênico compensa, em meio à densa floresta em um cânion.
Com influências espanhola, indiana, chinesa, americana e características próprias desenvolvidas ao longo do tempo, a culinária filipina é um verdadeiro caldeirão cultural. A exemplo de outros países na Ásia, o arroz é o alimento base das refeições Filipinas. Come-se no café da manhã, almoço e jantar. É bem comum encontrar restaurantes com “refil ilimitado” de arroz.
Para uma boa introdução à culinária local, experimente o Adobo, sem dúvidas o prato nacional das Filipinas: pode ser tanto feito com frango, porco ou ambos, servidos em um ensopado de shoyu (molho de soja) com alho e vinagre. Além desse prato, existem outros bastante populares entre o povo filipino como o Silog, o Ginataang langka, uma sopa de caroços de jaca cozidos com leite de coco e camarão, e o Lechón, leitões gigantescos girando em espetos sobre churrasqueiras.
Gostaram da dica? Que tal conhecer esse destino maravilhoso com a Entre Brasucas?
Tania Wasserman
Entre Brasucas
Deixe seu comentário