Seja Bem Vindo a Entre Brasucas / Registre-se Clicando no Cadeado

Histórias de Sucesso de Brasileiros no Exterior – Zé Marcello

Histórias de Sucesso de Brasileiros no Exterior – Zé Marcello

José Marcello Figueira Rodrigues tem 49 anos e se destacou na Inglaterra como professor de Jiu-Jitsu, esporte que treina há 28 anos

Proprietário de uma história cheia de evidências de que devemos agarrar todas as oportunidades que se apresentam a nos nesta vida, sem perder tempo. Além de dar o nosso melhor a tudo que fazemos.

José Marcello, ou Zé Marcello, como é conhecido no meio, trabalhava em uma loja no Brasil aonde varias pessoas treinavam o esporte, ele acabou sendo influenciado por seus amigos a começar a treinar também; isto foi em 1992. Logo no começo, se identificou muito com o esporte e já quis começar a competir, uma coisa que gostava muito de fazer. Se graduou em faixa preta em cinco anos e foi campeão mundial em 1997. Além do título de campeão mundial, José é bicampeão brasileiro, campeão estadual, campeão brasileiro por equipe, campeão europeu categoria pesado e absoluto.

Em 1998 um amigo que morava na França voltou para o Brasil, e os dois começaram a treinar juntos, este amigo lhe perguntou se gostaria de dar seminários na Europa e disse que iria organizar um seminário para o Zé Marcello na França. Ele passou 45 dias na França, aonde treinava na sala de seu amigo e aonde começou a dar seus primeiros seminários. Durante esta fase, conheceu um americano que começou a fazer aulas particulares com ele. Na época Zé Marcello ganhava quase nada com os seminários, somente o bastante para pagar suas contas, estas aulas particulares foram o que realmente ajudaram ele a pagar as contas das viagens para a Europa.

Começou a vir para a Europa umas duas três vezes por ano, e cada vez que vinha, mais uma pessoa o convidava a dar seminários em outro lugar. Viajou por quase toda a Europa fazendo isso, até  que em fim chegou na Inglaterra em 2000, aonde morava um ex aluno do Brasil que perguntou se podia abrir uma academia de jiu-jitsu aqui usando o seu nome. Zé Marcello disse que sim e continuou dando seminários, da onde ainda não saia muito lucro.

No seu primeiro seminário na Inglaterra tinham só 5 alunos, coisa que não pagava sua estadia na Europa, mas cada vez que vinha, o numero de pessoas crescia. Em 2005 conheceu sua esposa Michele e decidiram em 2006 morar na Inglaterra, com o propósito de melhorar o inglês de ambos. A Michele tinha vontade de ir para a Austrália, mas como o Zé Marcello já tinha mais ou menos um trabalho aqui na Europa e um porto mais seguro, acabaram decidindo se mudar para a Inglaterra. Chegando aqui, ele começou a dar aulas de jiu-jitsu em sua academia em Milton Keynes e Slough, cidade aonde vive até hoje e onde contiua  exercendo a mesma profissão.

Em 2010 decidiu fundar um time com seu alunos chamado Icon Jiu-Jitsu Team que completou 10 anos agora no ultimo 10 de outubro.  Juntos, professor e alunos criaram e aumentaram este time na Europa e no mundo inteiro. Hoje já são 110 Academias no mundo e ainda continuam crescendo. Além de jiu-jitsu como carreira, Zé Marcello tem outros hobbies que incluem surfar,  fazer snow boarding e spear fishing. Quando não esta fazendo esportes, está em casa, aonde gosta de relaxar com sua família.

Elisa Oricchio

Entre Brasucas

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *