fbpx
Zanzibar- Um paraíso na Terra

Zanzibar- Um paraíso na Terra

Zanzibar é formada por duas ilhas paradisíacas, na costa leste da Africa: Pemba e Unguja, sendo esta última, a mais popular e turística.

Bastante próximas de Johannesburg, têm acesso por ferry boat, saindo de Dar Es Salaan ou por aviões monomotor, os famosos e antigos Caravan, que comportam no máximo 11 passageiros e, por si, já trazem um ar de aventura para começar a viagem.

Para entrar em Zanzibar não é necessário pedir antecipadamente o visto. No entanto, no desembarque, paga-se US$100.00 e o visto de entrada é concedido na hora. Confesso que esse trâmite todo é bastante confuso, onde ninguém respeita filas e um aglomerado de pessoas ficam amontoadas nas proximidades dos balcões aguardando o funcionário da aduana retornar com o passaporte carimbado, chamando pelo nome do passageiro…. bastante primitivo, mas é assim que a viagem começa!

Para a entrada, é exigido o certificado internacional de vacina contra febre amarela, que é válido por 10 anos a contar da aplicação. Além disso, fazem a inspeção da bagagem, que pode atrasar sua saída do aeroporto. Por isso, recomenda-se pedir a checagem antes de embarcar em Johannesburg, para não ter que se submeter a esse procedimento em Zanzibar.

O aeroporto da ilha fica a 5 minutos do centro, chamado Stone Town, na tradução, “cidade de pedras”, que recebeu esse nome porque a maior parte das construções são feitas em pedra. As ruas, que se cruzam de forma desordenada e sem direção são um convite a se perder mas, para esta viagem, o turista tem que ir topando qualquer bagunça!

Vocês sabiam que Freddy Mercury nasceu lá? Pois é…a casa onde ele viveu com a família, antes da fama, fica em Stone Town!!

Os prédios em Stone Town são antigos e o interessante da cidade são as portas, em madeira, talhadas das mais diferentes formas e cores. Isto se deveu às duas colonizações pelas quais o País passou. Explico: as portas em estilo árabe são aquelas em que o batente superior é reto e, nas portas em estilo indiano têm a parte mais alta arredondada. O mercado local apresenta algumas peculiaridades que, para os que não têm o hábito de ver coisas um pouco mais “estranhas”, melhor não visitar. Por exemplo, as bancas de vendas de carnes têm, em exposição, cabeças de carneiro de olhos abertos no balcão! Não é uma visão agradável…então melhor falarmos das praias, não é?

Depois deste começo um tanto quanto tumultuado, os destinos turísticos mais procurados são as praias e a mais linda, certamente, é a Gabi Beach! A praia Paji tem a areia tão branca que, no sol, faz doerem os olhos! A água é cristalina e mais parece uma piscina!

A ilha conta com grandes resorts, como o Melia Zanzibar dentre outros, e o luxo das acomodações, aliado ao conforto e o visual paradisíaco, fazem da ilha um grande atrativo, além, obviamente, da cozinha típica onde os frutos do mar são uma atração à parte!

Os melhores passeios são o Dolphin Tour, para nadar com os golfinhos ao sul da ilha; O Blue Safari, que é um banco de areia, no meio do oceano, para a prática de snorkeling; o Rison Island, passeio para ver as tartarugas gigantes que só existem em Zanzibar e o Spice Tout, um passeio guiado pela mata para conhecer a origem dos temperos típicos da região.

Vocês ja conhecem este paraíso na Terra? Que tal conhecer com a Entre Brasucas?

Tania Wasserman

Entre Brasucas

Deixe seu comentário
Comentário
Nome
Email