Seja Bem Vindo a Entre Brasucas / Registre-se Clicando no Cadeado

Saúde mental e pandemia

Saúde mental e pandemia

Essa é uma reflexão sobre como a nossa saúde mental pode estar sendo afetada pela pandemia e o que podemos fazer para remediar e cuidar do nosso bem estar. De uma forma geral, todos fomos afetados e a primeira grande mudança está nas formas de contato social. A proximidade física, que geralmente nos traz alegria e segurança, atualmente foi reduzida e temos até algumas pessoas isoladas o que pode estar levando a sentimentos de solidão, tristeza e ansiedade.

Com a pandemia também estamos tendo que conviver com mais incertezas, o que afeta diretamente a nossa capacidade de planejar e a nossa  sensação de segurança, aumentando assim a sensação de medo e ansiedade. Bem como podemos estar sentindo medo de sermos infectados, ou dos entes queridos serem infectados pelo vírus. 

E alguns de nós estão tendo que lidar com o luto e com as mudanças nas formas de despedida onde o número de pessoas foi reduzido ou até mesmo a despedida é feita de forma solitária e virtual, levando a um sentimento de estar só num momento de dor.

Mas enquanto estamos passando por esta situação, existem formas de aliviar a tensão, e encontrar momentos de paz e aconchego:

  • Menos auto cobrança e mais auto cuidado. Ser pacientes e tratar bem a nós mesmos.
  • Cuidar dos nossos lares. Como estamos mais em casa, o que podemos fazer para sentirmos mais aconchego?
  • Cuidar dos nossos entes queridos. Se fazer presente mesmo que por telefone, vídeo chamada.
  • Contato com a natureza através de caminhadas nos parques, praias, plantas e animais domésticos em casa. A natureza nos traz conforto e o sentimento de estabilidade.
  • Exercício físico, auxiliando o corpo a produzir mais serotonina e endorfina, relacionados a sensação de bem estar.
  • Limitar acesso às redes sociais. Pesquisas atuais mostram que quanto maior o tempo nas redes sociais mais se tem a prevalência de sentimentos negativos. E quando estivermos nas redes, escolher visualizar o que nos traz sensação de bem estar.
  • Limitar o tempo vendo notícias. É importante estar aparte do que está acontecendo mas muito tempo vendo notícias pode aumentar o nível de ansiedade.
  • Utilizar o tempo de uma forma que nos traga paz e o sentimento de realização. Pode ser um projeto artístico, desenvolver habilidades, como a culinária e etc. Importante porém o cuidado em respeitar os próprios limites não transformando o projeto em pressão.
  • Estar mais presente no presente. As práticas meditativas e o ioga são formas muito gostosas de praticar estar presente no presente que nos traz sensação de segurança e conexão conosco mesmos.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Saude-mental-e-pandemia-3.png
  • Planejar a curto prazo, por exemplo o hoje, o amanhã, esta semana, pode auxiliar na sensação de segurança.
  • E procurar ajuda. Não podemos modificar a situação atual mas podemos buscar ajuda para passar por este momento com suporte,  preservando nossa saúde mental. Caso precise de ajuda profissional, a maioria dos psicólogos e psicoterapeutas estão oferecendo sessões online.

Mas também é possível olhar para a situação atual, e tentar tirar algo positivo. Pode ser que possamos utilizar esse tempo mais em casa, tempo de maior introspecção, para por exemplo, pensar com mais clareza nas nossas prioridades e escolhas. Como quero estar vivendo quando tudo isso passar?  E quem sabe através da pandemia possamos criar bons hábitos, entre eles o de cuidar de si, da própria saúde mental, para que quando tudo isso passar possamos estar mais conectados conosco mesmos e com a vida.

Cricieli Zanesco

Psicóloga & Psicoterapeuta

Facebook & Instagram  crici_zanesco_psychotherapy

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *